Espaço de Ajuda e Suporte às aplicações de Gestão SAGE 50c, SAGE Gestão Comercial, Sage Retail e Factuplus Evolução.

Manual SAGE – Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa Sage Gestão Comercial, sendo estes os mesmos procedimentos para o Sage Retail e Sage Factuplus Evolução.

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no menu [ Diversos -> Configurações -> Configuração de Documentos – > Séries de Documentos ]

2 – Quando abrir o quadro das séries de documentos, clicar no ícone [ + ]

3 – Escrever a nova série pretendida “o campo é alfanumérico” e clicar em [ OK ]

4 – Predefinir a série desejada [ no rodapé do quadro ], confirmar essa alteração e clicar em [ OK ]

Veja o nosso vídeo de exemplo!


Manual SAGE – Como preencher automaticamente a ficha de cliente / fornecedor no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como preencher automaticamente a ficha de cliente / fornecedor no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Uma forma rápida de preencher os dados do cliente ou fornecedor ao criar uma ficha, é utilizar o ícone de comunicação existente ao lado direito do campo de contribuinte.

Exemplificando:

Pretendemos criar a ficha de cliente cujo contribuinte é “502667583”.
1 – Abrimos a ficha de clientes [ Tabelas -> Clientes ] ou clicamos no ícone [Clientes], diretamente no Sage Dashboard

2 – Preenchemos o campo de contribuinte do cliente e clicamos no ícone de comunicação

3 – Os campos como “Nome, Morada, Código Postal, Distrito e Concelho, serão preenchidos automaticamente.


Este método pode ser utilizado igualmente ao criar fichas de fornecedor.

Não serão preenchidos automaticamente os campos caso utilize um contribuinte de consumidor final.

Esta funcionalidade está presente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Sage Factuplus, e outras aplicações SAGE.

Veja o nosso vídeo de exemplo!


Manual SAGE – Como pesquisar facilmente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Como pesquisar facilmente no Sage Gestão Comercial, Sage Retail, Factuplus

Uma forma fácil de pesquisar  clientes, artigos, documentos, etc, no Sage Gestão Comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus,  é recorrendo ao símbolo asterisco “*“.

Exemplificando:

Pretendemos localizar a ficha de um cliente no qual só nos recordamos que a designação comercial deste tem a palavra “BRASIL”.
1 – Abrimos a ficha de clientes [ Tabelas -> Clientes ] ou clicamos no icone [Clientes], diretamente no Sage Dashboard

2 – Clicamos na lupa da ficha de clientes para abrirmos a grelha de procura

3 – Clicamos no nome de qualquer uma das empresas presentes na grelha

4- Escrevemos “*brasil”, o que irá resumir a lista com clientes que tenham a palavra “brasil” na sua designação comercial


Este método de pesquisa é válido para outras grelhas, como artigos, fornecedores, faturas, etc.

Veja o nosso vídeo de exemplo!