Como ativar o VIA CTT no Portal das Finanças


Como ativar o VIA CTT no Portal das Finanças


O Via CTT é uma caixa postal eletrónica gratuita, concessionada aos CTT, que permite receber notificações eletrónicas das Finanças em formato digital. A Via CTT não tem custos associados e substitui a notificação ou a citação em suporte de papel.

É obrigatório para as pessoas coletivas como as pessoas singulares (no regime normal de IVA), aderir e ativar a via CTT (no prazo máximo de 30 dias), de acordo com o artigo 19.º n.º 9 da Lei Tributária.

Caso empresários ou empresas não adiram às notificações eletrónicas, terão de pagar coimas que variam entre os 50€ e os 500€.

Neste tutorial vamos explicar como aderir e ativar a Via CTT através do Portal das Finanças.

Exemplificando:

1- Acedemos ao Portal das Finanças com as respetivas credenciais

2- Clicamos na opção do MENU [ Todos os Serviços ] 

3- Procuramos a secção “Documentos” e clicamos em [ Aderir ]:

4- Será apresentada uma breve informação sobre a Adesão às Notificações Eletrónicas (VIA CTT), no qual clicamos em [ ADERIR ]

5- Somos redirecionados para o SITE VIA CTT, avançamos clicando em [ Continuar ]

6- Preenchemos os campos obrigatórios e clicamos em [ Continuar ]

7- Lemos os Termos e Condições e se aceitarmos “se não aceitarmos não vamos conseguir continuar” selecionamos as caixas [ Aceito ] e clicamos em Continuar [ Continuar ]

8- Após os passos anteriormente realizados, foi concluída a subscrição do VIA CTT. O próximo passo coloca a possibilidade de disponibilizar o nosso VIA CTT a outras outras entidades, o que podemos clicar em [  Não, subscrevo mais tarde ].

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