Como ativar o VIA CTT no Portal das Finanças
Como ativar o VIA CTT no Portal das Finanças
O Via CTT é uma caixa postal eletrónica gratuita, concessionada aos CTT, que permite receber notificações eletrónicas das Finanças em formato digital. A Via CTT não tem custos associados e substitui a notificação ou a citação em suporte de papel.
É obrigatório para as pessoas coletivas como as pessoas singulares (no regime normal de IVA), aderir e ativar a via CTT (no prazo máximo de 30 dias), de acordo com o artigo 19.º n.º 9 da Lei Tributária.
Caso empresários ou empresas não adiram às notificações eletrónicas, terão de pagar coimas que variam entre os 50€ e os 500€.
Neste tutorial vamos explicar como aderir e ativar a Via CTT através do Portal das Finanças.
Exemplificando:
1- Acedemos ao Portal das Finanças com as respetivas credenciais
2- Clicamos na opção do MENU [ Todos os Serviços ]
3- Procuramos a secção “Documentos” e clicamos em [ Aderir ]:
4- Será apresentada uma breve informação sobre a Adesão às Notificações Eletrónicas (VIA CTT), no qual clicamos em [ ADERIR ]
5- Somos redirecionados para o SITE VIA CTT, avançamos clicando em [ Continuar ]
6- Preenchemos os campos obrigatórios e clicamos em [ Continuar ]
7- Lemos os Termos e Condições e se aceitarmos “se não aceitarmos não vamos conseguir continuar” selecionamos as caixas [ Aceito ] e clicamos em Continuar [ Continuar ]
8- Após os passos anteriormente realizados, foi concluída a subscrição do VIA CTT. O próximo passo coloca a possibilidade de disponibilizar o nosso VIA CTT a outras outras entidades, o que podemos clicar em [ Não, subscrevo mais tarde ].
IDnet.pt – Suporte técnico informático : suporte@idnet.pt
Parceiros Certificados SAGE – Assistência e Suporte técnico aos programas de faturação Sage GC, Factuplus, Retail, SAGE 50c em Rio Tinto – Baguim do Monte – Gondomar – Valongo – Ermesinde – Maia – Porto – Vila Nova de Gaia – Matosinhos
Técnicos de informática Rio Tinto