Como Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes – SAGE 50c

Ativar Alerta de Data de Aniversário de Clientes

SAGE 50c


Neste artigo técnico, vamos abordar um pormenor no software SAGE 50c:

Ser alertado do aniversário de um cliente

A postura de uma empresa que parabeniza seus cliente é uma mais valia e um reflexo da importância dada ao cliente.

Vamos mostrar como ativar a função de alerta de aniversário de cliente e como gerar uma listagem de datas de aniversários no programa de faturação certificado SAGE 50c:

1- Clicar no ícone [ Clientes

2- Abrimos a ficha do cliente e clicamos no separador [ Outros dados ]

3- Preenchemos a data de aniversário no campo [ Data Nasc. ] e clicamos em [ Gravar ]
 

Após definirmos a data de aniversário na ficha do cliente, vamos ativar os “alertas de aniversário.

4- Clicar no ícone [ Sistema presente no canto superior esquerdo do programa Sage 50c

5- Percorremos os menus [ Configurações avançadas ] -> [ Configurações de postos ]

6- Na árvore referente ao terminal que se pretende ativar os alertas de aniversário, clicamos em [Parâmetros Ficheiro INI ]


7- Colocando o visto na opção [ ShowBirthdaysWarningAtStartUP ] e clicar em [ Fechar e gravar ] presente no rodapé do quadro.
 

Deste modo, quando abrir o programa de faturação e nesse dia algum cliente fizer anos, será alertado com a presença de uma caixa no canto inferior direito da aplicação

Como o alerta é muito rápido, desaparecendo em pouco mais de 2 segundos, o que por vezes não dá tempo para clicar no link do alerta [ Ver relatório de Aniversários de Clientes ] ,para podermos consultar com mais calma os aniversários dos clientes nesse dia ou entre datas, podemos gerar uma listagem com essa informação, bastando clicar no separador [ Listagem ]

Abrir as opções de cliente e clicar em [ Aniversário ]

Selecionar as datas pretendidas para a listagem e clicar em [ Gerar ]


Como criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c

Criar uma nova série de numeração de faturação no Sage 50c

Vamos mostrar como criar uma nova série de faturação no programa de faturação  Sage 50c

A criação de novas séries depende das suas necessidades e da forma como pretende organizar administrativamente a sua faturação.
Exemplo: Criar uma nova série em cada ano, uma série distinta para cada ponto de venda, etc.
Pode criar as séries que necessitar, desde que permaneça durante um ano fiscal e respeite a numeração sequencial.

Exemplificando:

1 – Clicamos no ícone [ Tabelas gerais -> Documentos -> Séries de Documentos ]

2 – Quando abrir o quadro das séries de documentos, clicar no ícone [ + ]

3 – Escrever o nome da nova série pretendida “o campo é alfanumérico” e clicar em [ OK ]

4 – Predefinir a série desejada [ no rodapé do quadro ], confirmar essa alteração [Sim] e clicar em [ OK ]

Quando for registar novos documentos, a nova série criada está disponível para seleção

SAGE 50c – Como Criar Taxas Isentas de IVA



Como Criar Taxas Isentas de IVA

Sage 50c


Por vezes necessitamos de adicionar taxas de Impostos Isentas ou Não sujeitas a IVA (Motivos de isenção de IVA).

Vamos mostrar passo a passo, no Software de Faturação SAGE 50c, como criar taxas de isenção de IVA:

Exemplo “Isento IVA artigo 9º do CIVA”

1- Clicamos no ícone presente no canto superior esquerdo da aplicação.

2- Percorremos os menus [ Tabelas gerais] -> [ Impostos ] -> [ Taxas por imposto ]

3- Vamos criar por exemplo o Imposto “Isento IVA artigo 9º do CIVA, clicando no icone [+]

4- Na caixa da nova taxa, escolhemos nos seguintes campos:
[ Imposto ] = IVA
[ Código ] = “numero a seguir ao último número de código de taxa de iva, no nosso caso já existia códigos IVAaté ao número 7, este será o número 8″
[ Taxa ] = 0,000 “não terá qualquer valor de imposto”
[ Taxa Expira em ] = não preenchemos, visto não se tratar de uma taxa com qualquer data de termino
[ Código do imposto ] = ISE (existem dois motivos para não se aplicar iva e cada motivo tem seus artigos, ISE= Isento e NA= Não Sujeito, no caso do Isento IVA artigo 9º do CIVA, pertence ao ISE)
[ Motivo da Isenção ] = M07

5- Clicar em [ OK ] para guardar, ficando na tabela [ Taxas por Imposto ] a taxa de iva registada (imagem exemplo abaixo), e clicamos em [ Gravar ]

Caso pretenda saber mais sobre os vários motivos de isenção, clique aqui:

6- Após estes passos, voltamos a clicar no ícone , percorremos as opções [ Tabelas gerais] -> [ Impostos ] -> [ Agrupamento de impostos ]

7- Criamos um novo agrupamento, indicando a taxa criada.
[ Descrição ] = Escrever uma descrição que lhe seja fácil de identificar este imposto
[ Impostos definidos ] = Selecionar a taxa que criou anteriormente (exemplo IVA – 8) e clicar em [ > ] para adicionar esta taxa aos [ impostos no grupo ]
[ Gravar ] = Guardar este agrupamento de impostos

Após estes passos, quando registar uma fatura, estará presente a nova taxa isenta de iva que criou.

Caso necessite de suporte técnico ao seu programa de faturação Sage 50c, contacte-nos!

IDnet.pt – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Como fazer descontos na fatura no SAGE 50c

Como fazer desconto na fatura

Sage 50c


No programa de faturação SAGE 50c, no registo de documentos, sejam faturas de venda, guias, orçamentos ou outro documento (incluindo documentos de fornecedores), temos a possibilidade de aplicar descontos em linha ou descontos globais.

O desconto em linha é a aplicação de desconto num ou mais artigos.

O desconto global é a aplicação de desconto que incide no valor total do documento.

Exemplificando:

1- Iniciamos o registo de uma fatura, indo a [ Vendas ], [ Faturas ].

2- Na parte de lançamento de linhas de artigos/serviços, temos a possibilidade de aplicar um desconto direto nessa linha, na coluna [ Desc. ] (p.ex. 5%).

3- Na secção [ Totais ], opção presente no rodapé, é-nos apresentado o quadro de resumos das taxas de iva, local de carga e descarga, etc.

3.1- Neste quadro, existem dois campos com o nome [ Desconto Global ], dando a possibilidade de se aplicar um desconto global seja em percentagem ou em valor

3.1.1- O primeiro campo, dividido por 3 campos,  permite colocar em percentagem o desconto que se pretende, com a possibilidade de até 3 descontos %.

3.1.2- O segundo campo, permite colocar em formato valor o desconto desejado .

Resumindo: Temos a possibilidade de aplicar um determinado desconto em cada linha de artigo lançado no documento e/ou adicionar um desconto global ao valor total do documento, seja em percentagem ou valor.

NOTA: Estes procedimentos são muito similares no programa de faturação Sage Retail e nos programas descontinuados Sage Gestão Comercial e Factuplus Evolução, o que não irá ter dificuldades em realizar estes passos nestas aplicações de gestão.

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia

Resolvido: Erro ao exportar para excel no Sage 50c

Erro ao Exportar para Excel

Sage 50c


Está com problemas a exportar alguma listagem para XLS no programa de faturação, Sage 50c?

Este problema foi verificado após o sistema operativo Windows, ter realizado atualização.

Atualizações que originaram esta anomalia:

– KB4041676
– KB4041691
– KB4041681
– KB4041693

Não necessita de remover estas atualizações, foi lançado a 2017.11.06 a atualização SAGE 50c versão 20180112_Build_8 que resolve este problema e adiciona a função de exportar listagens para o formato XLSX!

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Parceiro Certificado Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia

Resolvido: Erro ao exportar para excel no Sage Gestão Comercial, Sage Retail

Erro ao Exportar para Excel

Sage Gestão Comercial, Retail

Está com problemas a exportar alguma listagem para XLS no programa de faturação, Sage Gestão Comercial ou Sage Retail?

Este problema foi verificado após o sistema operativo Windows, ter realizado atualização.

Atualizações que originaram esta anomalia:

– KB4041676
– KB4041691
– KB4041681
– KB4041693

Não necessita de remover estas atualizações, foi lançado a 2017.11.02 a atualização SAGE versão 20170308_Build_72 que resolve este problema e adiciona a função de exportar listagens para o formato XLSX!

Caso necessite de suporte técnico Sage, contacte-nos!

IDnet – Suporte Sage : suporte@idnet.pt

Rio TintoGondomarValongoErmesindeMaiaPortoVila Nova de Gaia

Como Adicionar BCC no Outlook 2016

Adicionar BCC no Outlook 2016



Para adicionar-mos o campo Bcc no Outlook 2016, ficando sempre presente quando redigimos novos emails, realizamos os seguintes passos:

1- Abrir o Outlook 2016

2- Clicar em [ Novo E-mail ]

3- Na caixa para escrever um novo email, clicar no separador [ Opções ] e clicar no ícone [ Bcc ]

Deste modo, fica sempre presente o campo de destinatário(s) Bcc, quando escrever novos e-mails.






IDnet: Assistência técnica informática empresarial a utilizadores – Assistência remota

Serviços informáticos presenciais nas zonas: Rio Tinto, Baguim do Monte, ErmesindeGondomar, Maia, Porto, Valongo, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Outras