SAGE Gestão Comercial – Calculadora



O Utilitário “Calculadora” no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

No programa de faturação Sage Gestão comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus, existe o utilitário [ Calculadora ].

Esta Calculadora tem a particularidade de auxiliar o utilizador no calculo do IVA, seja para adicionar ou retirar o IVA do valor que colocar, utilizando os botões [+ IVA] e [-IVA]

A taxa do iva que a calculadora utiliza é a taxa que estiver definida nos Parâmetros  -> Configurações por padrão dos artigos.

Exemplificando:

1- Abrimos o menu [ Diversos ] -> [ Utilitários ]

2 – Clicamos em [ Calculadora ]

3 – A calculadora permite com um clique, adicionar ou retirar a taxa de IVA do valor colocado.

 

 


Esperemos estar a contribuir para você poder utilizar ao máximo a sua aplicação de gestão SAGE.

Se tiver alguma dúvida referente ao software de gestão ou gostaria de ver abordado um ajuda em alguma funcionalidade no seu programa de faturação SAGE GC, Retail, Factuplus ou Sage 50c, envie-nos um email!

IDnet Informática – Técnicos SAGEGrande Porto
E-mail: suporte@idnet.pt

 

Manual SAGE 50c – Como Utilizar os Documentos em Preparação

Utilizar a Função “Documentos em Preparação” no Sage 50c

A utilização da função “Documentos em Preparação” no programa de faturação Sage 50c, é bastante útil, podendo ser utilizada quando estamos a registar um documento de venda ou um documento de compra e pretendemos guardar esses documentos em estado de “pausa”, para posteriormente os podermos chamar e dar continuidade ao registo.

Quando colocamos um documento em preparação, este não fica registado,  fica em PAUSA para que seja reutilizado em qualquer altura para sua posterior conclusão

Os passos a realizar são equivalentes para os programas de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus Evolução

 

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Exemplificando:

1- Ao registar-mos uma venda ou uma compra, após o lançamento de pelo menos 1 artigo, podemos verificar que no rodapé a opção [ Preparação ], existente no rodapé, fica ativa.

2 – Quando clicamos a primeira vez na opção [ Preparação ] , o documento muda para a secção dos dados dos totais e voltamos a clicar na opção [ Preparação ], colocando o documento na lista de documentos em preparação

3 – Quando voltarmos a registar um novo documento, seja um documento de cliente ou fornecedor, do lado direito da aplicação, são apresentadas as secções [ Documentos Em Preparação ], [Informações artigo/linha ] e [ Informação Documentos ], o que clicamos na secção [ Documentos Em Preparação ].

4 – Após clicarmos na secção [ Documentos Em Preparação ], esta irá apresentar todos os documentos que estão em estado “Preparação” de clientes ou fornecedores

5 – Clicamos no documento que pretendemos dar continuidade ao registo.

Veja o tutorial em vídeo!



Já lhe deve ter acontecido lançar inúmeros artigos numa fatura e por algum motivo, falta alguma informação para concluir o registo e tem de desistir de registar o documento até reunir a informação em falta, cancelando todo o seu trabalho.
Com os documentos em preparação não vai voltar a acontecer.

Os passo realizados são muito semelhantes nos programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail e Sage Factuplus e Sage 50c

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

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SAGE Gestão Comercial – Utilizar Documentos em Preparação

Utilizar a Função “Documentos em Preparação” no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

A utilização da função “Documentos em Preparação” no programa de faturação Sage Gestão comercial, Sage Retail ou Sage Factuplus, é bastante útil, podendo ser utilizada quando estamos a registar um documento de venda ou um documento de compra e pretendemos guardar esses documentos em estado de “pausa”, para posteriormente os podermos chamar e dar continuidade ao registo.

Quando colocamos um documento em preparação, este não fica registado,  fica em PAUSA para que seja reutilizado em qualquer altura para sua posterior conclusão

Os passos a realizar são equivalentes para os programas de faturação Sage Retail e Sages Factuplus Evolução e Sage 50c.

Exemplificando:

1- Ao registar-mos uma venda ou uma compra, após o lançamento de pelo menos 1 artigo, podemos verificar que no rodapé a opção [ Preparação ], existente no rodapé, fica ativa.

2 – Quando clicamos a primeira vez na opção [ Preparação ] , o documento muda para a secção dos dados dos totais e voltamos a clicar na opção [ Preparação ], colocando o documento na lista de documentos em preparação

3 – Quando voltarmos a registar um novo documento, seja um documento de cliente ou fornecedor, do lado direito da aplicação, são apresentadas as secções [ Documentos Em Preparação ], [Informações artigo/linha ] e [ Informação Documentos ], o que clicamos na secção [ Documentos Em Preparação ].

4 – Após clicarmos na secção [ Documentos Em Preparação ], esta irá apresentar todos os documentos que estão em estado “Preparação” de clientes ou fornecedores

5 – Clicamos no documento que pretendemos dar continuidade ao registo.

Veja o tutorial em vídeo!


Já lhe deve ter acontecido lançar inúmeros artigos numa fatura e por algum motivo, falta alguma informação para concluir o registo e tem de desistir de registar o documento até reunir a informação em falta, cancelando todo o seu trabalho.
Isso já não vai voltar a acontecer pois já sabe como utilizar os documentos em preparação.

Os passo realizados são muito semelhantes nos programas de faturação e gestão de stocks Sage Retail e Sage Factuplus e Sage 50c

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Esperemos estar a contribuir para você poder utilizar ao máximo a sua aplicação de gestão SAGE.

Se tiver alguma dúvida referente ao software de gestão ou gostaria de ver abordado um ajuda em alguma funcionalidade no seu programa de faturação SAGE GC, Retail, Factuplus ou Sage 50c, envie-nos um email!

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SAGE Gestão Comercial – Como Ativar a Retenção na Fonte

Como ativar a retenção na fonte no Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

Neste tutorial, vamos mostrar como ativar a retenção na fonte e quais os parâmetros a configurar para que esta retenção seja aplicada devidamente pelo programa de faturação e gestão Sage Gestão Comercial.

Os Procedimentos são equivalentes nos programas de faturação Sage Retail e Sages Factuplus Evolução.

A retenção na fonte é aplicada ao valor dos serviços e a clientes sujeitos passivos de iva (contabilidade organizada).

Exemplificando:

1- Clicamos no menu [ Diversos ]  e percorremos as opções [Configurações ] -> [ Parâmetros ]

2 – Na caixa de Parâmetros, escolhemos a opção [ Movimentação ] do separador.

3- Localizamos o bloco [ Retenção na fonte ] e ativamos a opção [ Venda c/ Retenção ]

A opção [ Ao criar cliente, se for sujeito passivo ativa retenção ] será selecionada automaticamente, garantindo deste modo que, quando criarmos novos clientes, que sejam sujeitos passivos de iva, fica ativada a opção de retenção na ficha deste.

A taxa a colocar será a percentagem no qual o vosso negócio se encaixa. Em caso de dúvida consultem um assistente de uma repartição das finanças ou coloquem a questão no portal das finanças.

Concluímos deste modo a ativação da retenção da fonte, no entanto temos que ter em atenção dois aspetos importantes para que essa retenção seja aplicada:

 

1 – Verificar a ficha de cliente caso seja aplicada a retenção na fonte se esta está ativa

2 – Verificar se o artigo a faturar, no caso de ser um serviço, está selecionada a opção [ Serviço ] no campo “Tipo de Artigo:”, pois só é aplicada a retenção na fonte nos serviços.

 

Os passo realizados são muito semelhantes nos programas de faturação de gestão de stocks Sage Retail e Sage Factuplus.

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Manual SAGE 50c – Como Ativar a Retenção na Fonte



Como ativar a retenção na fonte no Sage 50c

Neste tutorial, vamos mostrar como ativar a retenção na fonte e quais os parâmetros a configurar para que esta retenção seja aplicada devidamente pelo programa de faturação.

A retenção na fonte é aplicada ao valor dos serviços e a clientes sujeitos passivos de iva (contabilidade organizada).

Exemplificando:

1- Clicamos no menu [ Sistema ]  localizado no canto superior esquerda da aplicação

2 – Percorremos a opção [ Personalização ] e escolhemos a opção [ Parametrizações funcionais ]

3 – Escolhemos a opção [ Movimentação ] do separador


4 – Localizamos o bloco [ Retenção na fonte ] e ativamos a opção [ Venda c/ Retenção ] Será selecionada automaticamente a opção [ Ao criar cliente, se for sujeito passivo ativa retenção ] o que podemos deixar essa opção ativa, garantindo deste modo que, quando criarmos novos clientes, que sejam sujeitos passivos de iva, fica ativada a opção de retenção na ficha.
A taxa a colocar será a percentagem no qual o vosso negócio se encaixa. Em caso de dúvida consultem um assistente de uma repartição das finanças ou coloquem a questão no portal das finanças.

Concluímos deste modo a ativação da retenção da fonte, no entanto temos que ter em atenção dois aspetos importantes para que essa retenção seja aplicada:

 

1 – Verificar a ficha de cliente caso seja aplicada a retenção na fonte se esta está ativa

2 – Verificar se o artigo a faturar, no caso de ser um serviço, está selecionada a opção [ Serviço ] no campo “Tipo de Artigo:”, pois só é aplicada a retenção na fonte nos serviços.

Veja o nosso vídeo de exemplo!


Estes procedimentos são muito semelhantes nos programas de faturação Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Manual SAGE 50c – Como Utilizar o Arquivo Digital



Como utilizar o arquivo digital no Sage 50c

O Arquivo Digital no Sage facilita a organização dos documentos da Empresa e agiliza o acesso a estes.

Podemos anexar documentos e ficheiros nos movimentos do Software Sage 50c, sejam nas faturas de compra, faturas de venda, recibos de clientes, pagamentos a fornecedores, movimentos de stock, etc.

Um exemplo prático é o anexar uma digitalização de fatura de compra a um lançamento de compra ou uma cópia de comprovativo de pagamento a um lançamento de pagamento a fornecedor, ficando deste modo disponível esse documento para futura consulta no programa de faturação.

O Sage 50c inclui também uma secção para arquivo digital sem associação a qualquer movimento, podendo deste modo centralizar documentos de uso ou consulta recorrente como cópia de cartão de contribuinte da Empresa, certidões, etc.

Exemplificando:

1 – Abrimos um registo (seja uma fatura de compra, venda, pagamentos, recibos, guias, documentos de armazém), no rodapé seleccionamos o separador [ Extras ] e clicamos em [ Arquivo Digital ]

2 – Clicamos na opção [ Importar ], no qual apresenta o explorador para escolher o ficheiro que pretende anexar

Deste modo ficam anexados os documentos e ficheiros que escolher e disponíveis para futura consulta.

A secção no qual chamamos de secção de arquivo digital neutra, encontra-se no menu [ Sistema ]  localizado no canto superior esquerda da aplicação, percorrendo as opções  [ Utilitários ] -> [ Arquivo Digital ]

 

 

 

Veja o nosso vídeo de exemplo!

 

Este módulo de arquivo digital está disponível nas versões Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus

 

O SAGE 50c é a evolução do Sage Gestão Comercial e Sage Factuplus.

Manual SAGE – Como Utilizar 4 Casas Decimais no Preço Unitário dos Artigos no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus

Como Utilizar 4 Casas Decimais no Preço Unitário dos Artigos no Sage Gestão Comercial, SAGE Retail, Factuplus

Por padrão, as aplicações de faturação utilizam duas casas decimais, no entanto, existem áreas de negócio que têm necessidade de utilizar mais que 2 casas decimais, seja para lançar compras a fornecedores com produtos cujo valor unitário vem com 3 ou mais casas decimais bem como na venda.  Por exemplo as gasolineiras, fábricas de fabricação eletrónica, etc

Vamos mostrar como alterar o número de casas decimais no Sage Gestão Comercial, podendo utilizar estes passos nas aplicações de faturação Sage Retail, Sage Factuplus Evolução.
Na aplicação Sage 50c a posição dos menus está apresentado de modo diferente, no entanto, os passos são iguais, só terá de localizar as opções apresentadas nesta ajuda.

Exemplificando:

1 – Clicar no menu [ Tabelas ]

2 – Clicar em [ Tabelas Gerais ] e de seguida [ Moedas ]

3 – Clicamos na [ Lupa ] para localizar a moeda no qual pretendemos alterar o número de casas decimais, no nosso caso será a moeda  EURO, e clicamos na linha da moeda

4- Abrimos o separador [ Especificações ] e escolhemos o número de casas decimais que pretendemos na linha [ Nº decimais artigos ]

5 – Guardamos a escolha, clicando em [ Gravar ] e está definido o número de casas decimais desejado no preço unitário dos artigos para as vendas.

Relativamente às compras, teremos de realizar mais um passo, necessitamos de alterar todas as fichas de fornecedor no qual pretendemos utilizar mais do que duas casas decimais e gravar a alteração

1 – Abrimos a ficha de Fornecedor, clicamos no separador [ Outros dados ] e selecionamos o número de casas decimais desejadas para esse fornecedor

NOTA: Os valores totais dos documentos serão sempre em duas casas decimais, pois a menor fração da moeda EURO que circula é o cêntimo.

Veja o nosso vídeo de exemplo!


A IDnet, parceira certificada SAGE,  realiza apresentações gratuitas das aplicações de faturação Sage 50c, Sage Gestão Comercial, Sage Retail e Sage Factuplus Evolução (sage demo), bem como sua comercialização e suporte.
Prestamos suporte SAGE em Rio Tinto, Baguim do Monte, Vila Nova de Gaia, Valongo, Ermesinde, Valongo, Fânzeres, Gondomar, São Pedro da Cova, Porto, Matosinhos, entre outras localizações, bem como formação de expediente geral com utilização destas linhas de  software de faturação Sage, gestão de Stock e gestão de conta correntes.

A SAGE lançou recentemente (Julho de 2017) a nova aplicação SAGE 50c, tendo a IDnet obtido a certificação para comercialização e suporte ao SAGE 50c.

Esperamos que esta ajuda vos seja útil, bom trabalho e até um próximo conteúdo!